sábado, 16 de outubro de 2010

Ata de reunião departamental - 06/10/2010

Antes da reunião se iniciar, foram-se dando os informes. E antes que eu repasse os informes, um dado importante. Nosso departamento está com 30 professores efetivos e 2 representantes discentes. O quórum mínimo para as reuniões do DPS, agora, é de 16 presentes.
Os informes: O prazo de preenchimento do PAD - programa de avaliação docente - é até o dia 22 de outubro; foi-se conversado sobre a distinção entre o professor voluntário ("amigo-da-escola") e o substituto; marcou-se uma reunião extraordinária para a composição do colegiado, na próxima quarta-feira, antes da reunião ordinária; comentou-se sobre uma provável e possível parceira com o pessoal da Fisiologia, no tocante a aquisição de espaços para dinâmicas de grupo e técnicas de relaxamento, como nas disciplinas das professoras Cybele e Benedita; houve anúncio das Sextas Acadêmicas; por fim, falaram do projeto de cinema a ocorrer todas as Quintas - ainda em estágio experimental - e com intenção de assumir ares de projeto de extensão. Com o quórum completo, começa-se a reunião...
Um aviso, antes. Esta ata - e todas as porvindouras escritas pela minha pessoa - serão topicadas. Não vou me deter em detalhísmos prolongados acerca dos ocorridos, mas apenas apontá-los. Este texto, de qualquer maneira, não tem caráter livresco nem, tampouco, documental (para isto, servem as atas oficiais do DPS, tecidas pela Andréia). Marcarei os pontos de movimento e mudança que se deram e se darão nas reuniões e, caso algum dos senhores queira saber um pouco mais sobre alguma demarcação dessas, que dispare uma discussão pela lista, compareça às reuniões do Diretório ou, ainda melhor, faça-se presente nos piqueniques semanais do DPS. Todas as Quartas, pela manhã, relembro...
  • Aviso de afastamento de alguns professores, por motivos pessoais e/ou profissionais: Matheus (pendências do Doutorado), Teresa, Claudete, Rogério (de 23 a 28/09), Zenith (evento interno da pós-graduação, 4 a 8/10), Elza (04 a 18/10), Elder (reunião referente a seu projeto de pesquisa, 5 e 6/10), Marcelo (atividades de projeto de pesquisa), Kleber (apresentação do Clio-Psiquê, 27 a 30/09), Marcus Eugênio (reunião sobre representações sociais na UnB).
  • A professora Rejane recebeu seu parecer, pelo professor Marcus Eugênio, no tocante a seu estágio probatório. Parecer favorável e aprovado com unanimidade.
  • O professor Marcus Eugênio recebeu seu parecer, pelo professor Rivaldo, no tocante a sua progressão horizontal, de professor adjunto Nível 3 para Nível 4. Parecer favorável e aprovado com unanimidade.
  • Convite de um professor da instituição para compor a comissão organizadora do próximo CONPSI. O professor Diogo se oferece, tendo a Rejane como suplente.
  • É iniciada uma discussão sobre o funcionamento destes eventos, que vem se tornando mais um circuito de apresentação de trabalhos do alunado que um lugar de encontro e produção de conhecimento.
  • Suscita-se uma conversa sobre a reforma e decide-se por, como pauta única da próxima reunião, a reforma curricular (logo após a reunião extra-ordinária; vide informes, lá no topo). O professor Diogo se responsabiliza por trazer a documentação do MEC a respeito. A professora Tereza fará uma apresentação do currículo vigente.
  • A professora Liliana levanta uma discussão sobre a definição de critérios para atividades complementares - estágios, eventos, apresentações - a servirem de créditos eletivos (ou mesmo optativos).
  • Foram rediscutidos os critérios de saída dos docentes para pós-doutoramento.
  • A questão do substituto e do voluntário é reatualizada com o comentário de que, das 46 disciplinas que o curso ministra para fora, 10 estão sem professores! 5 disciplinas do mestrado estão em situação similar, inclusive.
  • Retorno do assunto "pós-doutorado". Comenta-se sobre o surgimento duma lista de saída, no ano de 2007, em função do pós-doutoramento da professora Benedita. O professor Kleber pede correção da lista. Os professores Marcus Eugênio e Dalila são os próximos a encararem pós-doutorado e, logo após, os professores Kleber e Daniel.
  • O professor Maurício sugere, para além duma certa "lista de chamada" no que toca à saída docente para pós-doc, o mapeamento dos desejos e vontades em cada um, as articulações já feitas, as condições (ou não) de encaminhar tal e qual projeto.
    Acho que basta...

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